quarta-feira, 19 de outubro de 2011

“Inner Monster Out”: Um Divisor de Águas no Heavy Metal Nacional

3º disco da banda forte candidato a melhor álbum de 2011

Desde que entrevistamos a belíssima Dani Nolden (vocal) estava claro que o terceiro trabalho do Shadowside não seria apenas um álbum marcante na discografia da banda, mas sim para toda a cena nacional, isso porque ele veio quebrando paradigmas.

Entre os paradigmas estão aquele de que Metal não pode ter uma produção moderna (não leia New Metal) e ao mesmo tempo peso, sem soar forçado. Além disso, é provado de uma vez por toda que vocal feminino não é necessariamente lírico e vamos combinar que Dani cantando deixa muitos marmanjos no chinelo.

A vocalista Dani Nolden liderando a banda ao vivo

A qualidade dessa banda vinda de Santos/SP não é novidade para ninguém, afinal de contas a cada novo trabalho lançado sempre ficávamos na expectativa do que estaria vindo depois. Foi assim com “Theatre Of Shadows” (2006) que apresentava a banda como uma promissora promessa, sendo que “Dare to Dream” (2009) dá uma reduzida no peso mas acrescenta novos elementos e mostra uma banda buscando sua própria sonoridade.

É nesse paradigma que se apresenta “Inner Monster Out” (2011) que merece aplausos primeiramente pela arte gráfica que consegue chamar a atenção e ao mesmo tempo ter relações com a temática do trabalho. Outros elogios para a produção que ficou aos cuidados do mago Fredrik Nordstrom responsável pela produção de grupos como Firewind e Dimmu Borgir, mas como Dani disse na entrevista já citada, o cara cobrou muito, mas a banda respondeu, ou seja, as músicas em si são ótimas e a produção só ajudou a enaltecer isso.

Focando nas músicas, a primeira coisa que me chama a atenção é o pouco número de baladas, ponto positivo para a banda que investiu sim no peso e em muitas passagens um peso absurdo, cortesia de toda a banda, mas a versatilidade de Raphael Mattos (guitarras) é impressionante, apoiado por uma cozinha altamente técnica composta por Ricardo Picolli (baixo) e Fabio Buitvidas (bateria).

Seria até incoerente apontar essa ou aquela faixa, mas “Gag Oder” vem provar as questões da produção e o peso das guitarras que já foram citadas acima, “Angel With Horns” virou a música de trabalho e é a mais grudenta do CD, impossível não ouvir e sair cantando. “Habitchual” e “In the Name Of Love” são arrasa quarteirões e disputam com a faixa titulo a minha preferência, sendo que essa possui participações mega especiais de Björn Strid (Soilwork), MIkael Stanne (Dark Tranquillity) e Niklas Isfeldt (Dream Evil) que ao lado de Dani fazem um contra ponto entre as vozes deixando o resultado surpreendente. Com certeza uma das musicas mais fortes do ano.

Consistência, peso, maturidade, técnica e garra: isso tudo é o que esperamos de uma banda de Heavy Metal e nesses quesitos o Shadowside se confirma como uma das melhores bandas do país, que com certeza vais seguir o caminho natural, ou seja, conquistar os headbangers do mundo todo. ÁLBUM DO ANO, SEM DÚVIDA.



Texto: Harley

Revisão/edição: Eduardo Cadore

Fotos: Divulgação



Ficha Técnica

Banda: Shadowside

Álbum: Inner Monster Out

Ano: 2011

País: Brasil

Tipo: Heavy Metal



Formação

Dani Nolden (Vocal)

Raphael Matos (Guitarras)

Ricardo Piccoli (Baixo)

Fabio Buitvidas (Bateria)


Tracklist

1. Gag Order
2. Angel with Horns
3. Habitchual
4. In the Name of Love
5. Inner Monster Out
6. I m Your Mind
7. My Disrupted Reality
8. A Smile Upon Death
9. Whatever Our Fortune
10. A.D.D.
11. Waste of Life

Bonus Track:
12. Inútil (Ultrage a Rigor Cover)

No Youtube assista o vídeo oficial de "Angel With Horns"

Site Oficial

Myspace

Facebook

Compre o CD na Die Hard aqui.

Leia nossa entrevista exclusiva com a banda aqui.

Nenhum comentário: